O árabe do futuro 2, de Riad Satouff

| |

O Árabe do Futuro 2. Uma Juventude no Oriente Médio. 1984-1985

Ficha técnica do livro O árabe do futuro 2

Título: O Árabe do Futuro 2. Uma Juventude no Oriente Médio. 1984-1985

Autor: Riad Satouff

Tradução: Carolina Selvatici

Editora: Editora Intrínseca

Ano: 2019 – 1ª edição (24 janeiro 2019)

Gênero: HQs, Mangás e Graphic Novels

Páginas: 160



Resenha do livro O Árabe do Futuro 2. Uma Juventude no Oriente Médio. 1984-1985

Ano passado eu li o excelente e sensível O árabe do futuro, quadrinho escrito e ilustrado pelo franco-sírio Riad Satouff. Assim que fiquei sabendo do lançamento do segundo volume pela Intrínseca, em março desse ano, não pensei duas vezes: quis logo continuar o restante das aventuras do pequeno menino loiro pelo Oriente Médio.

Nesse segundo volume de O árabe do futuro, acompanhamos mais dois anos da infância de Riad, na Síria, entre 1984 e 1985. Já com idade suficiente para frequentar a escola, Riad começa a descobrir e entender mais sobre a cultura árabe – ainda com suas limitações de criança, claro.

Eu simplesmente amo histórias contadas do ponto de vista das crianças, e olha que eu nem gosto tanto assim delas na vida real, risos. Ver o mundo de uma perspectiva inocente e sem julgamentos permite que nós, adultos, também vejamos as coisas assim, mesmo que por um instante. Isso é o que mais chama a minha atenção na obra de Riad Satouff: conhecer mais sobre o Islamismo sem a carga de preconceitos com que nós, ocidentais, estamos acostumados a olhar para essa religião.

É claro que nem tudo são flores, e algumas situações contadas por Riad são assustadoras. Como quando uma familiar foi morta pelo pai e pelo irmão por ter engravidado fora do casamento – fato que constitui um crime contra a honra da família para o Islã. Ou quando os pais de Riad o levam para uma consulta no pediatra e o médico reclama que a maioria das famílias sírias só levam suas crianças ao médico quando já estão praticamente mortas.

Para quem gosta de história, O árabe do futuro 2 também traz alguns detalhes sobre a ditadura de Hafez al-Assad, que governou a Síria de 1971 até sua morte, nos anos 2000. Atualmente, o país é governado pelo filho de Hafez, Bashar al-Assad.

Eu recomendo O árabe do futuro 2 para quem gostaria de começar a ler quadrinhos, mas tem dificuldade em mergulhar em histórias fantasiosas. Pra você que já é um leitor de quadrinhos, trate de ir correndo atrás desse material (depois de deixar seu comentário, claro).

Boas leituras!

Adquirindo seu exemplar por este link, você ajuda o Chovendo Livros a crescer!


Anterior

Feita de fumaça e osso, de Laini Taylor

Além-mundos, Scott Westerfeld

Próximo