O Menino do Pijama Listrado, John Boyne

| |

O Menino do Pijama Listrado

Ficha técnica do livro O Menino do Pijama Listrado

Título: O Menino do Pijama Listrado

Autora: John Boyne

Tradutor: Augusto Pacheco Calil

Editora: Seguinte

Ano: 2007 – 1ª edição (11 outubro 2007)

Gênero: Jovens e Adolescentes

Páginas: 192



Sinopse do livro O Menino do Pijama Listrado

O Menino de Pijama Listrado” , fala de Bruno, um menino que vivia em Berlim e estava feliz com a sua vida. Até que um dia, quando você chegar em casa, ele fica surpreso ao ver a empregada arrumando suas malas, e vai até a mãe para perguntar o que está acontecendo.

Ela diz que eles vão mudar. E aí começa toda a trama do livro. Onde todas as mensagens são transmitidas, implicitamente ou explicitamente. É interessante ver toda essa questão da guerra na visão de uma criança.

Uma visão tão infantilizada e um espírito, como o questionador são os fatos que mais nos tocam a ler o livro. Para não mencionar a narrativa simples e fluente, de John Boyne, o que é incrivelmente emocionante.

O lema de O Menino do Pijama Listrado, em si, é bastante simples: para Bruno, é o filho de um dos comandantes das tropas que servem com “Fúria” (Führer – Hitler). E é forçado a se mudar com a família para perto de Campo “não-Ver” (campo de concentração de Auschwitz). Os dias passam, e Bruno ódio cada vez mais o lugar. Odeia estar longe de seus avós, ele odeia estar longe de seus amigos, e simplesmente odeia.

Lá, passa a observar de longe as pessoas andando de pijama listrado, do outro lado da cerca de sua propriedade. Impulsionado pelo tédio e curiosidade, Bruno resolve explorar a área para ver se você encontrar algo interessante.

“O ponto que se transformou em um lugar, que virou um caroço, que virou uma pessoa, que acabou por ser um menino.”

Nestas explorações da propriedade, Bruno chega ao limite da cerca e, lá, encontra Shmuel. E os dois começam a conversar. Tardes e noites de conversa, um dizendo para o outro como é estar do outro lado da cerca…

Boas leituras!

Adquirindo seu exemplar por este link, você ajuda o Chovendo Livros a crescer!


Anterior

A Conquista, Elle Kennedy

Frankenstein e suas curiosidades

Próximo